CREFITO


Notícias


Novo presidente do COFFITO participa de reunião com conselheiros do CREFITO-1

15/07/2024


No último sábado (13/07), o CREFITO-1 realizou a sua 215ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP) na sede do Conselho, no Recife (PE). Entre os diversos assuntos da pauta, um ganhou destaque: o desmembramento da circunscrição do nosso Regional. E para avançar nessa discussão, o encontro contou com a participação do recém-eleito presidente do COFFITO, Dr. Sandroval Torres. Há 12 anos um presidente do Conselho Federal não comparecia a uma reunião do CREFITO-1.

Além das presenças do presidente do CREFITO-1, Dr. Flávio Maciel; da vice-presidente, Dra. Leiliane Gomes; dos conselheiros e delegados que representam o Conselho nos quatro estados da circunscrição, a ROP contou também com a participação do atual diretor-tesoureiro do COFFITO e ex-presidente do CREFITO-1, Dr. Silano Barros.

O momento foi marcado pela entrega, em mãos, da solicitação de desmembramento do CREFITO-1, feita pelo Dr. Flávio ao presidente do COFFITO.

Para demonstrar seu compromisso em lutar pelo desmembramento, o Dr. Sandroval declarou: "Antes de eu vir para cá, vocês enviaram esse pedido de desmembramento por e-mail, para a sede do COFFITO. Mas eu vim buscar o pedido pessoalmente", disse o novo gestor do Conselho Federal, que comprometeu-se a discutir o assunto junto a plenária do COFFITO para avaliar as condições da sua realização e iniciar um processo administrativo visando esse desmembramento.

Vale lembrar que o CREFITO-1 já fez quatro pedidos oficiais de desmembramento nos últimos dez anos, mas as requisições foram todas indeferidas pela antiga gestão do COFFITO, derrotada nas últimas eleições para o Federal, no mês passado, após 16 anos à frente da autarquia.

Atualmente, o CREFITO-1 é responsável por quatro estados que, juntos, prestam assistências fisioterapêutica e terapêutica ocupacional a cerca de 20 milhões de pessoas, equivalente a 10% da população brasileira.

PAUTA - Além do desmembramento, os conselheiros também discutiram outros assuntos de grande importância, tais como relatório do DEFIS quanto às fiscalizações, atendimentos do canal da Ouvidoria, situação dos cursos de pós-graduação em Terapia Ocupacional, registro e cadastro de PJs, entre outros temas.

 



Voltar