CREFITO


Notícias


Representatividade: novela lançada pela Netflix tem personagem terapeuta ocupacional como protagonista

10/07/2024


No dia 05/07, os assinantes da Netflix foram surpreendidos pela estreia da primeira novela brasileira da plataforma - "Pedaço de Mim". Com elenco estelar e muito conhecido do público, a trama mostra as reviravoltas da vida da protagonista - vivida por Juliana Paes - ao descobrir uma condição rara de superfecundação heteroparental, ou seja, uma gravidez de gêmeos de pais diferentes (um do marido e o outro resultado de um estupro).

A história de "Pedaço de Mim", por si só, traz à tona uma condição inusitada (existem apenas cerca de 20 casos de superfecundação heteroparental registrados), mas o detalhe é que a personagem principal (Liana) é terapeuta ocupacional.

Ao longo de alguns trechos dos 17 capítulos da obra, a protagonista realiza atendimentos terapêuticos ocupacionais, aborda questões relacionadas as atividades cotidianas, demonstra o uso de órteses e tecnologia assistiva visando maior independência funcional, entre outras situações típicas de uma intervenção profissional dos terapeutas ocupacionais.

Chama a atenção também o impacto positivo que essas mediações podem ter na vida dos pacientes, e até mesmo no cotidiano da própria Liana, que se apega à profissão para ajudá-la a passar pelas dificuldades que a história vai lhe impor ao longo da novela.

O CREFITO-1 parabeniza a Netflix pela iniciativa e deseja que a Terapia Ocupacional continue a encontrar espaços na mídia que a coloque em seu lugar de merecimento dada sua importância para a saúde brasileira.

 



Voltar