Notícias

CREFITO-1 LANÇA CADERNO DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA NO ÂMBITO DA FISIOTERAPIA

12.06.2018

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Primeira Região (CREFITO-1), que atua no Estado, além de ser responsável também por essas profissões na Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, foi pioneiro, entre as entidades de saúde, na criação de grupos de trabalhos específicos de fisioterapia e de terapia ocupacional, para atuarem nos pacientes da Síndrome. Um dos resultados dos trabalhos destes GTs foi apresentado na segunda-feira (11/06), na sede do CREFITO-1, no Recife (PE). O grupo lançou o Caderno de Atenção Integral à Saúde da Criança, no âmbito da Fisioterapia (O de Terapia Ocupacional será lançado em outro momento), voltado para as pequenas vítimas dessa doença e seus familiares.

A partir da percepção de que além do diagnóstico de microcefalia, os pacientes acometidos pela SCZV também podem apresentar outras alterações no desenvolvimento  neuropsicomotor, comprometendo negativamente a sua qualidade de vida e consequentemente, de seus familiares, os pesquisadores do GT sentiram necessidade de compreender as dificuldades enfrentadas no exercício diário da profissão e entender como as crianças e suas famílias acessam (ou não) os serviços oferecidos pela rede de atenção à saúde. Dessa forma, eles realizaram desde pesquisas, através da aplicação de questionários aos profissionais ou dos debates nos espaços de discussão, passando pela promoção de oficinas, palestras e capacitações, até a criação do Caderno, com algumas orientações para a prática profissional dessas duas categorias.

No evento, estiveram presentes: Dr. Silano Barros, presidente do CREFITO-1; a equipe de autores do Caderno e integrantes do GT de SCZV de Fisioterapia; Dr. Flávio Maciel, diretor tesoureiro do CREFITO-1; Dr. Marcelo Dourado, representante do CREFITO-7; Terezinha Nunes, deputada estadual do PSDB-PE e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência; e Germana Soares, presidente da União das Mães de Anjos (UMA).

 

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO AQUI!