Notícias

CREFITO-1 apresenta pesquisas referentes ao GT de Síndrome Congênita do Zika Vírus, no último dia da Feira de Soluções para a Saúde

10.08.2017

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1° Região (CREFITO-1) participou na quinta-feira (10) do último dia da Feira de Soluções para a Saúde, evento coordenado pela Fiocruz Brasília, em Salvador. O evento que reuniu nossos pesquisadores, educadores e profissionais envolvidos no Grupo de Trabalho da Síndrome Congênita do Zika Vírus discutiu ações voltadas para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento dessas arboviroses (chikungunya, dengue e Zika) através de oficinas, rodas de conversas e diálogos de experiência.

As oficinas apresentadas trataram de duas produções: a primeira sobre o Modelo Lógico multiprofissional de atenção integral à criança com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: estratégias para gestão e formação profissional. A segunda foi referente à Caderneta da Criança como instrumento de vigilância do desenvolvimento infantil e técnicas de facilitação para estimulação precoce: uma abordagem multiprofissional.

Já as rodas de conversas promoveram estratégias de cuidado e proteção não apenas para as crianças, mas também para as famílias acometidas pelo Zika. Foi feita uma parceria com uma clínica particular do Recife, que ofereceu tratamento especializado aos pequenos, com apoio da equipe de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Conselho.

 

Sobre a Feira: 

Organizadas pela Fiocruz em cooperação com o Ministério da Saúde, As Feiras Solução para a Saúde são realizadas nas cinco regiões do Brasil e tem como objetivo criar espaços de diálogos regionais e ativar redes de cooperação para a apresentação e difusão de inovações tecnológicas, sociais e de serviços de saúde voltadas à Zika, Dengue e Chikungunya, no combate à essas arboviroses.