Notícias

Carta de apoio à Luta Antimanicomial

18.05.2017

A Comissão de Saúde Mental do CREFITO 1, em respeito ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira, vem a público desta carta declarar seu apoio à Luta Antimanicomial, ressaltada anualmente no dia 18 de maio, reafirmando o compromisso de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais com o cuidado às pessoas em sofrimento mental e usuários de álcool e outras drogas.

Historicamente, a pessoa em sofrimento mental é tratada com preconceito e exclusão pela sociedade, sendo isolada nos manicômios e submetida a tratamentos desumanos. A Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial, trouxeram mudanças e encontra-se em processo de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. Um movimento que se iniciou com o clamor de profissionais, usuários e seus familiares por um cuidado digno, respeitoso e em liberdade e que atualmente necessita da resistência e proteção dos direitos conquistados.

A nossa luta é por:

Uma assistência pública e de qualidade para as pessoas em sofrimento mental e usuários de álcool e outras drogas;
Contra a tentativa de transformação de espaços de cuidado em lugares de produção de lucro para iniciativa privada;
Por uma formação de profissionais de saúde que respeite a diversidade de ser e estar das pessoas, contemplando o cuidado em saúde mental.

Por menos “muros” e mais liberdade.

Por uma democracia antimanicomial.

Avançamos, mas a luta continua em busca de um cuidado integral e ampliado, que contemple lazer, cultura, trabalho, afeto e o direito à cidade.