Notícias

Capacitação para atuação em pacientes com SCZV teve início nesta-segunda-feira (06/11)

06.11.2017

Com o objetivo de identificar e orientar, através de oficinas, palestras e modelos, a atuação dos profissionais de saúde no atendimento às crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-1), através do seu Grupo de Trabalho formado por essas duas profissões, realiza entre os dias 06 e 10 de novembro, na UNI-RN, a sua primeira capacitação no Rio Grande do Norte.

Para viabilizar a capacitação, o GT do CREFITO-1, conta com a parceria do Centro Universitário e da Prefeitura Municipal de Natal. Além de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, o conteúdo do evento também será apresentado por psicólogos e assistentes sociais, em uma ação multidisciplinar para ampliar a abrangência de conhecimentos aplicados no atendimento.

Cerca de 100 profissionais de saúde do munícipio estão inscritos na capacitação, que possui uma programação formada por palestras, oficinas, atividades práticas e estudos de caso. Entre os temas apresentados nas palestras estão: Crescimento e desenvolvimento da criança com a SCZV; Relação da Avaliação Neuromotora com o crescimento e desenvolvimento da criança com SCZV; Manuseios que favorecem o desenvolvimento da criança com a SCZV (Inibição de padrões patológicos); Tecnologia Assistiva: da multidisciplinaridade à família, recursos de baixo custo.

Além das palestras, o participante também vivenciará momentos de muito aprendizado nas atividades práticas que acontecem após o palestrante finalizar o conteúdo teórico sobre cada tema, e na oficina “Confecção de materiais para estimulação de crianças com SCZV”, que acontecerá na quinta-feira (09/11) e utiliza matéria-prima de baixo custo para ser utilizado no tratamento pelas famílias carentes.

SERVIÇO:

1ª Capacitação do GT Para Profissionais da Rede

Data: De 06 a 10 de novembro de 2017

Local: UNI RN

Horário: Das 14 às 18h

Instituições Parceiras: UNI RN, Prefeitura do Natal, CREFITO 1, Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho (instituição Filantrópica), UFRN, ADOTE.